Campo Bom, 13 de Outubro de 2025.
Moção N.º 014/2025

Proponente: Ver. Alexandre Hoffmeister (PP), Ver. Celso Rodrigues da Silva (REP), Ver. Cleber Nunes da Silva (MDB), Ver. Inácio Marasca (Republicanos), Ver. Jair Wingert (REP), Ver. João Paulo (MDB), Ver. Paulo Santos Silveira (MDB), Ver. Professor Jéferson (PDT), Ver.ª Kayanne Braga (PDT) e Ver.ª Michele Closs (PDT)

 "APOIO INSTITUCIONAL E AGILIDADE ao Projeto de Lei Federal (PL) n.º 2479/2025, que dispõe sobre o valor mínimo de remuneração, regras de transparência e proteção social para trabalhadores de plataformas digitais de entregas e mototaxistas."

 

Campo Bom, 09 de Outubro de 2025.

 

 

MOÇÃO

Excelentíssima Senhora Kayanne Braga

Presidente da Câmara Municipal de Campo Bom/RS

A Câmara Municipal de Vereadores de Campo Bom, no uso de suas atribuições regimentais, e após deliberação do Plenário, manifesta seu APOIO INSTITUCIONAL e requer AGILIDADE na tramitação do Projeto de Lei (PL) n.º 2479/2025, de autoria do Deputado Guilherme Boulos e outros, que se encontra em análise na Câmara dos Deputados.

Consideramos fundamental o debate sobre a regulamentação do trabalho mediado por plataformas digitais, uma vez que esta atividade cresceu exponencialmente e representa hoje uma parcela significativa da economia e da geração de renda em nosso município e em todo o país. É imperativo garantir a dignidade e a segurança mínima para os trabalhadores de aplicativos e mototaxistas, que frequentemente se encontram em situação de vulnerabilidade, desprotegidos contra acidentes e sujeitos a remunerações predatórias.

O PL 2479/2025 busca, de forma urgente e essencial, estabelecer medidas protetivas como a fixação de um Valor Mínimo de Remuneração por entrega; a Transparência na informação sobre valores e taxas retidas pelas plataformas antes da aceitação da corrida; a Proteção contra Acidentes com a obrigação de seguro e a garantia de reajustes anuais; e a melhoria das Condições de Trabalho, vedando penalidades abusivas e exigindo pontos de apoio físico para os trabalhadores em áreas estratégicas.

Diante da relevância social e econômica do tema, concluímos por encaminhar esta Moção de Apoio ao Presidente da Câmara dos Deputados, aos Líderes de Bancada e aos Deputados Federais da bancada do Rio Grande do Sul, solicitando a célere tramitação e a aprovação do Projeto de Lei n.º 2479/2025, por considerá-lo fundamental para a construção de um marco regulatório justo e protetivo aos trabalhadores da economia digital.

Sem mais nada a solicitar, expressamos nossos  mais sinceros votos de estima e consideração. 

 

Documento publicado digitalmente por CRISTIANO RODRIGUES FIGUEIRO em 09/10/2025 às 17:39:18.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação e7c1e71401b9daefcbf00cfc5e06f0a4.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://legis.camaracb.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 69281.

HASH SHA256: cdafeaf0f5cb554ba3bf224cbef93f7e85f8efa1e1846d1d2ea9e6328f0bddc4