A noite de ontem, 18, na sessão ordinária da Câmara de Vereadores foi diferente e especial. Através de Decreto Legislativo, aprovado ainda no mês de março, autorizou transferência dos trabalhos legislativos para o CTG Guapos do Itapuí em virtude das comemorações da Semana Farroupilha.

Além das deliberações de votação de requerimentos e projetos de lei, a sessão contou com o pronunciamento dos patrões dos CTGs da cidade, Miguel da Silva (Guapos do Itapuí), Leandro da Silva (M’Bororé), Dirceu Knevitz (Campo Verde) e Marcos Godoy (Palanques da Tradição), além do prefeito Luciano Orsi e do coordenador da 30ª Região Tradicionalista, Carlos Moser. Secrertários municipais e os presidentes do Lions Clube Campo Bom e da CDL, Cláudio Martins e Omar Hoffmesiter, respectivamente, também prestigiaram a sessão.

Em seus pronunciamentos, os patrões das entidades agradeceram o apoio do Poder Legislativo nas ações que são executadas, além de valorizar a iniciativa de transferir os trabalhos para um local de grande representação do tradicionalismo. Conforme Moser, a realização de sessão em um CTG mostra que o Legislativo vai além de suas funções primordiais. “A Câmara de Campo Bom não deixa de cumprir o seu papel de fiscalizar, de orientar, de apresentar projetos que venham beneficiar a sociedade, mas busca apoiar o Movimento Tradicionalista Gaúcho através dos CTGs da cidade”, destacou. Já o prefeito Luciano Orsi valorizou a iniciativa do Legislativo de descentralizar a sessão. “Par nós é motivo de orgulho participar hoje (ontem) desta sessão, que nos faz relembrar toda esta história de fibra do povo gaúcho ao longo dos anos”, enfatizou.

Ao final da sessão, o presidente Max de Souza (PMDB) cumprimentou as entidades tradicionalistas pelas atividades desenvolvidas além das fronteiras do município e enalteceu o trabalho realizado junto a comunidade. “Além disso, é preciso valorizar as atividades desenvolvidas todos os dias, com todas as dificuldades que são acometidas, mas que realizam um trabalho brilhante junto a sociedade”, pontuou.

 

Projetos e requerimentos aprovados

Além das homenagens às entidades tradicionalistas, a sessão contou a análise de requerimentos e projetos. De autoria dos vereadores Max de Souza e Victor Souza (PC do B), foram aprovados dois requerimentos endereçados à Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) os quais solicitam instalação de passarela no trecho da Vila Brito no bairro Quatro Colônias e isenção de pagamento em um dos sentidos da rodovia, caso a tarifa seja reajustada. De autoria do vereador Paulo Tigre, foram aprovados dois requerimentos endereçados ao Executivo que propõem a criação de leis para declarar de utilidade pública o Instituto da Câncer Infantil Silvia Sander, para que a entidade possa firmar convênio de repasses financeiros com o Poder Público, além de sugestão para criação do Programa Adote um Abrigo em um Ponto de Táxi. Três projetos de lei do vereador também foram aprovados. As matérias, com o mesmo teor, criam o Dia dos Bairros. As localidades integrantes da proposta são Metzler, Operária, Floresta, Esperança e Rio Branco.

De autoria do vereador Victor, os parlamentares também aprovaram requerimento que solicita declaração de utilidade pública para a Associação dos Corredores de Rua de Campo Bom. A proposta será encaminhada ao Executivo para análise.

Notícias Gerais - Cássios Diogo Schaab (MTb/RS 17.777)