Na manhã desta terça-feira, 10, o vice-presidente da Câmara de Vereadores e presidente da Comissão de Meio Ambiente do Parlamento Metropolitano, Victor Souza (PC do B), participou de reunião na sede do Legislativo de Taquara para tratar de assuntos relativos aos recursos para obras de tratamento do esgoto sanitário nas cidades que integram a bacia do Rio dos Sinos.

A reunião foi solicitada ao Parlamento Metropolitano pelo vereador de Taquara, Guido Mário Prass Filho, em decorrência da possibilidade de perda de mais de R$ 80 milhões para obras do tratamento de esgoto na cidade. Além de integrantes do parlamento Metropolitano de Campo Bom, Taquara, Sapiranga, Nova Hartz, Novo Hamburgo e Igrejinha, o encontro foi prestigiado pelo presidente do ComiteSinos, Adolfo Klein, pelo Promotor Regional Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos, Felipe Teixeira Neto, além de representantes da Corsan, Caixa Econômica Federal, Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e EMATER.

Na sua manifestação, o vereador Victor defendeu a união de forças para a manutenção dos contratos e a garantia da realização das obras. “Em 2015, Campo Bom perdeu esses recursos que resolveriam o problema de mais de 70% da cidade. Através do Parlamento Metropolitano, podemos criar uma moção de apelo para que o Ministério das Cidades prorrogue os prazos dos contratos para que toda a tramitação possa ser encaminhada e as obras venham a ser realizadas”, destacou.

O promotor Felipe Neto concordou que o momento exige a união de forças de todos os interessados. “É necessário um movimento de juntar as lideranças para buscar a prorrogação dos prazos”, enfatizou.

Nos próximos dias, os resultados produzidos na reunião serão encaminhados para as a busca prática das soluções.

Notícias Gerais - Cássios Diogo Schaab (MTb/RS 17.777)