Na sessão ordinária do Legislativo de Campo Bom realizada na noite desta segunda-feira, 16, os vereadores aprovaram um projeto de lei apresentado pelo vereador Paulo Tigre (PMDB) que trata sobre a Terapia Assistida por Animais (TAA). Aprovada por unanimidade, a proposta segue agora para sanção do Executivo.

Conforme o autor, a lei é direcionada para a utilização da TAA em hospitais públicos, privados, contratados, conveniados e cadastrados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A legislação aprovada prevê regras para a utilização da TAA e uma prévia autorização do profissional médico que é responsável pelo atendimento do paciente. “A visita do animal pode não realizar a cura da doença, mas com certeza resulta em benefícios físicos e mentais para os pacientes”, justificou Tigre.

Outros três projetos apresentados pelo parlamentar também foram aprovados por unanimidade. Uma das propostas busca instituir no município o dia do futebol amador e os outros dois, com o mesmo teor, criam o Dia dos Bairros. As localidades integrantes das propostas são Barrinha e Firenze.

 

Encaminhada proposta de Conselho da Juventude

A sessão contou com a deliberação e análise de quatro requerimentos. De autoria dos vereadores do PC do B, Victor Souza e Tiago Souza, foi aprovada a proposta endereçada ao Executivo para criação do Conselho Municipal de Políticas Públicas de Juventude (COMJUVE). “A ideia é criar um órgão para reunir as entidades que prestam serviço para juventude”, destacou Tiago.

Também endereçadas ao Executivo, foram aprovadas duas propostas de projeto de lei encaminhadas pelo vereador Paulo Tigre e que tratam da criação do Programa Pichação Zero e da proibição de adoção e posse de animais para pessoas que cometerem maus-tratos em animais.

O outro requerimento analisado tem autoria dos vereadores Max de Souza (PMDB), Victor Souza e Paulo Tigre. Os parlamentares apresentaram sugestão para homenagem às comunidades luteranas em alusão aos 500 anos da Reforma Protestante na última sessão ordinária de outubro.

Todos os requerimentos analisados foram aprovados por unanimidade.

 

Notícias Gerais - Cássios Diogo Schaab (MTb/RS 17.777)