
Vereadores encerram participação em Fórum promovido pela CNM
- 23/10/2017
- Tweet
Nesta quarta e quinta-feira, 18 e 19, no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael em Porto Alegre, foi promovida pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), a segunda edição do Fórum de Vereadores.
Totalmente gratuito, o evento contou com a participação de parlamentares e assessores de todas as regiões do estado. O Legislativo de Campo Bom foi representando na conferência pelo seu vereador presidente Max de Souza (PMDB) e pelo vereador e presidente da Comissão de Justiça, Redação e Serviços Municipais, Cirano Cardozo (PP).
Em mais de 10 horas de atividades nos dois dias de evento, os vereadores participaram de painéis que abordaram desde temas relacionados à atuação e atribuições dos edis, bem como receberam orientações sobre formas de interpretação da legislação e orçamentos.
As atividades foram conduzidas pelos consultores da CNM, Elena Garrido e Eduardo Stranz. Em todos os painéis, os vereadores debateram sobre os assuntos com perguntas, esclarecimentos e sugestões sobre as causas municipalistas.
“Foi mais uma experiência enriquecedora para os nossos mandatos parlamentares. A CNM está comprometida na luta em defesa dos municípios e o Poder Legislativo exerce papel fundamental de parceria nessa caminhada para buscar conquistas que serão fundamentais no futuro de nossas cidades”, destacou Max.
“Os municípios precisam ser valorizados pelas atividades que desenvolvem e receber recursos para tal. Executivo e Legislativo precisam atuar juntos para mudar essa situação”, completou Cirano.
“O município é um só”, destaca Ziulkoski
Paulo Ziulkoski, presidente da CNM, participou do encerramento das atividades na manhã de quinta-feira e, assim como na Marcha à Brasília em maio, defendeu a mudança da organização política do país no quesito distribuição de receitas. “A causa municipalista tem um único objetivo: mudar a relação federativa”, enfatizou. “Para que isso ocorra, precisamos pressionar o congresso e o Executivo nacional e isso só acontece com todos juntos: prefeitos e vereadores. A CNM trabalha para os municípios. Para nós, Executivo e Legislativo são um só”, completou.
Ziulkoski também valorizou a participação dos parlamentares nas atividades desenvolvidas pela entidade. “Começamos a realizar esses fóruns para capacitar os vereadores, instrumentalizá-los com dados e conhecimento para que estejam preparados para enfrentar os desafios dos mandatos e lutar pela causa municipalista”, finalizou.
Notícias Gerais - Cássios Diogo Schaab (MTb/RS 17.777)