Na noite desta quarta-feira, 25, a sessão ordinária da Câmara de Vereadores prestou homenagem aos 500 anos da Reforma Luterana, comemorada no dia 31 de outubro. O Legislativo recebeu a presença de membros da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana do Brasil (IECLB) e da Comunidade Evangélica Luterana da Paz (IELB).
Representando a IECLB, o presidente da comunidade, Marcelo Foerster, agradeceu a lembrança dos parlamentares. Já a mensagem religiosa da noite ficou a cargo do pastor da IELB, Aurélio Dall’Onder. “A reforma trouxe reflexos para a política, educação, ciência, artes, entre outros fatores”, resumiu. O presidente da Comunidade da IELB, Carlos Bobsin, também exaltou a reverência do Legislativo aos luteranos. “Estamos felizes por este momento e podem ter certeza que vocês (vereadores) estão sempre em nossas orações”, comentou.
Além das homenagens promovidas pelo Legislativo com a entrega de placas alusivas, o coral da IELB apresentou canções que estarão no repertório do culto especial que será realizado no próximo domingo, 29, às 10h no Ginásio do CEI, que será precedido de carreata pelas ruas da cidade e promete reunir luteranos de toda a região.
Os vereadores líderes de bancada ocuparam a tribuna para exaltar as atividades das comunidades religiosas e parabeniza-los pela data especial em comemoração.

Secretário de Meio Ambiente apresenta atividades
Antes da homenagem às comunidades luteranas, a sessão contou com explanação do Secretário Municipal de Meio Ambiente, João Flávio da Rosa. Acompanhado do biólogo da secretaria, Jeferson Timm, eles expuseram as atividades já realizadas pelo setor nos primeiros 10 meses de atividades, além de apresentar projeções para o futuro da cidade na área do meio ambiente.
“O problema do lixo me deixou dias sem dormir”, resumiu Rosa em uma de suas explanações. Ele apresentou atividades como programa Lixo Zero, mudanças no programa Floração, Castramóvel, entre outros.
Segundo o secretário, as obras iniciadas em 2017 do tratamento do esgoto serão decisivas para a cidade. “Esta obra será um divisor de águas na cidade”, resumiu.
Após sua explanação, Rosa respondeu os questionamentos realizados pelos vereadores.

 

Notícias Gerais - Cássios Diogo Schaab (MTb/RS 17.777)