
Vereadores mirins recebem diploma e escolhem Mesa Diretora
- 27/04/2018
- Tweet
Sessão solene foi prestigiada por familiares e colegas e lotou o plenário do Legislativo
A manhã desta sexta-feira, 27, ficará marcada na história do Legislativo de Campo Bom. Com a presença dos vereadores, da Secretária de Educação Simone Schneider, do vice-prefeito Beto Santos e do prefeito Luciano Orsi, os 11 alunos da rede de ensino de Campo Bom indicados para participarem do projeto Vereador Mirim foram diplomados pelo Legislativo. Familiares e colegas dos jovens parlamentares também acompanharam a solenidade que lotou o plenário da Câmara Campo-Bonense e que contou também com total divulgação e transparência através de transmissão da TV Câmara CB.
No primeiro ato da solenidade, os parlamentares mirins, um a um, foram chamados e receberam dos vereadores presentes seu diploma que oficializa a participação no projeto.
Para a Secretária de Educação Simone Schneider, o projeto envolve muito mais do que a participação dos 11 estudantes. “Com certeza vocês terão a contribuição de todos os colegas e de todas as turmas para que vocês possam construir juntos esse trabalho”, enfatizou. Já o vereador João Paulo (PMDB) lembrou que os jovens parlamentares terão papel fundamental no desenvolvimento da cidade. “Vocês são o futuro da cidade e o futuro do Brasil”, destacou.
Para o vereador Max de Souza (PMDB), a instalação do Parlamento Mirim é mais um ato diferenciado realizado pelo Legislativo de Campo Bom. “Em tempos tão difíceis da vida política, onde a demonizam e colocam todos na vala comum, mesmo sabendo que nem todos são comuns, o maior exemplo Campo Bom está dando na formação de sua juventude com o viés de construção de cidade”, pontuou. Na mesma linha, o vereador Tiago Souza (PC do B) lembrou que a política está presente em todas as ações do cotidiano. “Política é o que a gente faz no dia a dia e agora os vereadores mirins precisam exercer essa cidadania com o apoio de todos os colegas”, ressaltou.
Para a vereadora Professora Sandra Orth (PSDB), a diplomação dos vereadores mirins é uma ocasião para ser lembrada por muitos anos. “Este é um momento muito especial e significativo para a política como um todos, em especial a de nossa cidade e por isso desejo que os vereadores mirins tenham um mandato repleto de sabedoria”, elucidou.
Para o prefeito Luciano Orsi, a participação do Município no projeto, através das Secretaria de Educação, é muito significativa. “Eu fico feliz de participar e fiz questão de estar presente porque reputo de tamanha importância esse momento para a nossa cidade”, comentou. “Nós precisamos muito das novas gerações, temos uma política com muitos defeitos e precisamos de uma renovação e que vocês possam fazer ainda melhor, isso será ótimo para nossa cidade”, completou Luciano.
O presidente do Legislativo, Victor Souza (PC do B), colocou o Legislativo de Campo Bom a disposição dos vereadores mirins e de toda a comunidade escolar engajada no projeto. “Nossos gabinetes estarão sempre a disposição para que possam se apropriar de todo o saber que essa Câmara possa oferecer e que esta estada aqui, durante esse mandato de vereadores mirins, seja familiarizada”, enfatizou. “Os encaminhamentos e as reivindicações feitos pela bancada mirim serão remetidos ao Executivo”, explicou Assim como os demais parlamentares, Victor também lembrou da importância dos vereadores mirins no contexto de sociedade. “Vocês são parte importante de algo chamado democracia”, finalizou.
Mesa Diretora
Após escutarem as mensagens dos vereadores e convidados, os parlamentares mirins reuniram-se para fazerem a escolha da Mesa Diretora. Após os candidatos aos cargos se apresentarem, a votação foi realizada e Vittória Joana de Morais Donato foi eleita presidente do Parlamento Mirim. Valentina de Oliveira Queiroz será a vice-presidente, Caroline Ames dos Reis será a primeira secretária e Walentiny Terres Luz Fusinato será a segunda secretária.
Em seu primeiro pronunciamento, a presidente Vittória falou sobre os desafios da indicação para representar o parlamento mirim. “Em meio a tantos problemas de política e economia que nosso país enfrenta, nós, vereadores mirins, estamos aqui para escutar a todos os colegas e teremos a possibilidade de realizar projetos juntos para melhorar a nossa cidade”, enfatizou.
Sequência das atividades
A primeira sessão para deliberação das primeiras demandas a serem apresentadas pelos vereadores mirins ocorrerá em 23 de maio às 18h30min. A lei que instituiu o projeto prevê para o mês de outubro uma nova sessão do parlamento mirim, porém, no decorrer dos meses, em caso de necessidade, novas sessões poderão ser convocadas. Os vereadores mirins também serão convidados a participarem de todos os eventos realizados pelo Legislativo.
Alunos participantes
- Caroline Ames dos Reis – Colégio Santa Teresinha
- Valentina de Oliveira Queiroz – Escola Lampada Mágica
- Camili Baum da Silva - EMEF Marcos Silvano
- Guilherme de Camargo – EMEF Esperança
- Leonardo Arnold da Silva – EMEF Princesa Isabel
- Pablo Henrique Dias da Cruz – EMEF Dona Augusta
- Sophia Rodrigues Martins – EMEF Emílio Vetter
- Thomas Fernandes Cavalheiro – EMEF Edmundo Strassburguer
- Walentiny Terres Luz Fusinato – EMEF Dom Pedro II
- Vittória Joana de Morais Donato – Colégio Sinodal Tiradentes (Indicação Rotary Club)
- Vinicius Ferreira – Escola Estadual Ildefonso Pinto
Notícias Gerais - Cássios Diogo Schaab (MTb/RS 17.777)