
Aluna conta experiência de projeto inovador e premiado mundialmente
- 11/09/2018
- Tweet
Na noite de ontem, 10, a sessão ordinária realizada pelo Parlamento Municipal de Campo Bom contou com a participação da aluna Bruna Marschner, pesquisadora campo-bonense que relatou suas atividades recentes com participações em feiras internacionais através de projeto desenvolvido e que descobriu um protetor contra cnidários (Águas-Vivas). Por cerca de 10 minutos, a estudante explanou sobre suas pesquisas e os reconhecimentos internacionais. “Na Fundação Liberato em meu último ano de ensino médio eu precisava desenvolver um projeto e gostaria que fosse algo relacionado a saúde e que solucionasse o problema das pessoas, não do mundo, mas dos que estavam ao meu redor”, citou. Ela contou que foi na praia que tudo começou em seu projeto. “Caminhando na areia vi uma criança chorando desesperada e verifiquei que era uma queimadura de água viva”, contou. “Após pesquisas descobri que só havia um protetor contra esse problema no mundo e que não chegava no Brasil por ser muito caro”, continuou Bruna. Conforme a estudante, após a ajuda de muitas pessoas ela conseguiu colocar sua pesquisa em prática testando o produto na própria pele. “Após arrecadar dinheiro, fui ao Rio de Janeiro testar e constatei que o protetor era eficaz”. Sabendo da viabilidade de sua experiência, Bruna foi selecionada para participar da Mostratec, onde então foi premiada com a participação em feiras na China e na Sérvia. “Esse terceiro lugar que eu conquistei começou porque eu estava na beira da praia caminhando e pensando que eu precisava ajudar as pessoas”, enfatizou a estudante ao lembrar que o apoio da família e de profissionais como biólogos e farmacêuticos foram fundamentais para o êxito em suas pesquisas. “Eu não fui para a Sérvia, para a China, Rio de Janeiro sozinha. Só foi possível porque muitas pessoas me ajudaram e por isso que esse trabalho é resultado de um esforço em equipe”, finalizou.
Projetos, requerimentos e informações
Nas votações da noite, por unanimidade, os vereadores aprovaram cinco projetos de lei apresentados pelo Executivo com propostas de alteração em legislação, laboratório de ciências municipal, semana do “brincar”, doação de imóvel, criação de cargo, revogação de lei e sistema de assistência social.
Também por unanimidade foi aprovado o requerimento de autoria do vereador Jair Wingert (PP) para que seja notificado o consórcio de transporte que atua na cidade e assim seja retomado itinerário que atende o bairro Jardim do Sol e o requerimento apresentado pelo vereador Paulo Tigre (MDB) para implantação de aplicativo para dispositivos móveis com informações da defesa civil para envio de alertas à população.
Houve ainda na sessão a análise de dois pedidos de informações: apresentado pela vereadora Professora Sandra Orth (PSDB), a solicitação de questionamentos relacionados aos índices do IDEB foi reprovada por oito votos a dois. Também endereçado ao Executivo, o pedido de informação do vereador Joceli Fragoso (PSDB) que solicita detalhes sobre investimentos no Pronto Atendimento e na unidade de saúde do bairro Paulista foi aprovado por nove votos favoráveis e um contrário.
Notícias Gerais - Cássios Diogo Schaab (MTb/RS 17.777)