No dia 24 de abril, a Câmara de Vereadores de Campo Bom homenageou o CTG Campo Verde pelos seus 50 anos. A homenagem foi realizada a partir de requerimento nº061/2019 apresentado pela Mesa Diretora.

Para prestigiar a homenagem estiveram presentes o atual Patrão Sr. Nestor Ludwig, Capataz Campeiro Dirceu Kinevitz , a Tesoureira Fabricia de Oliveira, o Conselheiro de Vaqueanos, Arlindo Bueno Charles, além, do ex- patrão Mario e outras pessoas ligadas ao tradicionalismo.

A sessão foi presidida pelo vereador Paulo Tigre (MDB), que na ocasião ocupou a tribuna para destacar a importância do CTG, para o município de Campo Bom “só quem vive dentro de um CTG, sabe a importância que ele tem na formação do caráter de um cidadão”. Paulo Tigre também destacou, que o legislativo deve prestar homenagem a quem cultua as tradições.

Também ocuparam a tribuna alguns vereadores representando suas bancadas. Alexandre Hoffmeister (PP), frisou, que a cidade de Campo Bom ficou reconhecida, através dos rodeios que o CTG Campo Verde realiza “para nós campo-bonenses, é sempre um orgulho quando se chega a época do rodeio”.

Sandra Orth (PSDB) lembrou que muitas pessoas já passaram e contribuíram com a trajetória do CTG campo verde “essa homenagem vai para todos que já passaram pelo CTG Campo Verde, que por muito tempo foi destaque nas provas artísticas, depois veio com as provas campeiras, entre outras”. João Paulo (MDB) enfatizou a importância do CTG para crianças e jovens. Os vereadores Victor (PCdoB), Joceli Fragoso (PTB), Milton Wust (MDB) e Jair Wingert (PP) também ressaltaram a importância da história do CTG Campo Verde para o município.

Em sua fala, o Patrão Nestor Ludwig, relembrou todos os ex patrões que fizeram parte do CTG Campo Verde, além de agradecer toda sua patronagem e as pessoas que se dedicam a entidade. Ele também lembrou algumas histórias, participações e destaque em eventos como: FECARS (Festa Campeira do RS) além de outros eventos do tradicionalismo, como provas campeiras, cavalgadas e Fandangos.

No final da homenagem, os vereadores Paulo Tigre (MDB), Sandra Orth (PSDB), João Paulo (MDB) e Alexandre Hoffmeister (PP), que compõem a mesa Diretora entregaram a placa de homenagem ao atual Patrão Nestor Ludwig, pela passagem dos 50 anos da entidade.

A homenagem foi transmitida ao vivo, através do canal da Tv Câmara, facebook e em Libras.

 

Histórico do CTG Campo Verde

O CTG Campo Verde foi fundado no dia 13 de abril 1969. Foi através de um grupo de jovens da Comunidade Evangélica de Campo Bom, durante as rodas de chimarrão que surgiu a ideia de fundar um Centro de Tradições Gaúchas. O CTG Campo Verde, teve como 1° Patrão o Sr. Danilo Saft.

 Outro grande ideal concretizado foi o 1° Rodeio Nacional da Cidade de Campo Bom, no ano de 1978, o qual se fortaleceu e ganhou magnitude através, do passar dos anos, hoje já na 40ª (quadragésima) edição, colocando a cidade de Campo Bom na rota dos principais rodeios Crioulo e Artístico do sul do Brasil.

Em 2018, foi comemorado o 49° aniversário de fundação do CTG Campo Verde. Durante essa trajetória a entidade conquistou muitos títulos, entre laçadores, ginetes e artística. Atualmente a entidade conta com aproximadamente 170 famílias integradas.

Por diversas vezes o CTG Campo Verde, escreveu capítulos da história de Campo Bom e do Movimento Tradicionalista Gaúcho, participando e destacando-se em eventos como: FECARS (Festa Campeira do RS). E de outros tantos eventos no cenário tradicionalista, em como grandes rodeios de expressão Nacional.

Desde sua fundação em 13 de abril de 1969, o CTG Campo Verde, mantém viva a Chama da Cultura Gaúcha, com provas campeiras, cavalgadas e Fandangos. Trabalho este realizado em parceria com a Administração Municipal.

 

 

Notícias Gerais - Katiele ()