Na última segunda-feira (1), oito parlamentares utilizaram a tribuna para debater diversas demandas. Paulo Tigre (MDB) foi o primeiro a utilizar o tempo de tribuna livre, frisando sobre a Moção de Pesar aos policiais do 19º Batalhão da Polícia Militar que faleceram no dia 26 de junho após um tiroteio na zona Leste de Porto Alegre. O vereador pediu para que todos fizessem uma reflexão sobre este acontecimento: “há algo de errado nas leis. Sei que é da vida perder alguém da família. Sei que esses homens juraram amor à profissão, mas nenhum deles saiu de casa nesse dia preparado para morrer. Eles estavam preparados para nos defender, e tem algo de errado quando a marginália vence”. Paulo Tigre ainda destacou sobre a Feira do Colono, que aconteceu em diversos municípios durante o mês: “o turismo da cidade alemã, é a festa da colônia, devemos valorizar cada vez mais”, finalizou.

Outros assuntos foram debatidos, como a inauguração do Centro Municipal de Bem-Estar Animal (Cempra). “É um centro que vai tratar os animais de rua. Parabéns à administração municipal, que tem programa, sim, para a saúde e os animais”, destacou o vereador Tiago Souza (PCdoB), que também levantou questões relacionadas à consultas médicas, reforma da previdência e demandas.

Durante a ordem do dia, os parlamentares aprovaram treze (13) matérias por unanimidade. Entre os pedidos aprovados, o requerimento do vereador Tiago Souza (PCdoB), que solicita uma homenagem para a empresa “Nunes Calçados” pelos seus 30 anos, e para o trabalhador Mario Parize Vargas pelos seus 40 anos no ramo do calçado. Ele ainda solicitou que seja criado um Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Transtornos ou com Síndrome.  De autoria do vereador Paulo Tigre (MDB), foi aprovado o requerimento que solicita um estudo de reforma, manutenção e adaptação dos brinquedos das praças e parques do município. “Recebi diversas reclamações dos usuários. Existem muitos brinquedos que as crianças não podem brincar por estarem danificados, e outros que precisam ser adaptados para crianças com deficiência. Por isso, solicito que a prefeitura faça um estudo desses brinquedos”, salientou Paulo Tigre.

 Alexandre Hoffmeister, da bancada do PP, pede que seja criado um Centro de Saúde Multidisciplinar, voltado para a terceira idade. Em sua justificava, ele frisa: “por razões óbvias, está unidade precisa estar equipada com acessibilidade, serviço de transporte adaptado e todos os demais equipamentos voltados à saúde da população idosa”.  Já o vereador Max de Souza (MDB) pede à RGE SUL  a troca de poste de energia na rua Ernesto Schirmer.

A vereadora Sandra Orth (PSDB) solicitou uma homenagem ao Sr. Celso Bock, pelos serviços prestados ao esporte, e uma homenagem para as meninas que completem, no decorrer deste ano, 15 anos de idade.  Sua outra demanda é voltada à Corsan, para que tome providências em relação a um vazamento na rede pública de abastecimento na rua Helmut Weber.

Os vereadores Jerri Morais (MDB) e Joceli Fragoso (PTB) também tiveram parecer favorável das suas demandas. E, por último, foi aprovada a Moção de Pesar nº 009/2019 pela morte de Rodrigo da Silva Seixas e Marcelo de Fraga Feijó, do 19º Batalhão da Polícia Militar. A moção de pesar expressa as mais sinceras condolências da Câmara Municipal de Vereadores de Campo Bom à toda Brigada Militar, familiares e em especial aos colegas do 19º Batalhão da Polícia Militar.

Notícias Gerais - Katiele ()