Na última sessão ordinária (29), o Plenário da Câmara de Vereadores teve o maior público do ano. O principal motivo foi o projeto de lei 042/2019, de autoria do vereador Paulo Tigre (MDB), sobre a “isenção do IPTU para templos religiosos locados”. O presidente da Casa Legislativa ocupou a tribuna para justificar o parecer contrário da Comissão de Justiça, Redação e Serviços Municipais, composta pelos vereadores Joceli Fragoso (MDB), Max de Souza (MDB) e João Paulo (MDB). Os três deram parecer contrário à matéria. A Comissão de Orçamento, Finanças, Educação e Bem Estar deu dois votos contrários, através dos membros Sandra Orth (PSDB) e Victor Souza (PDdoB), e um voto favorável, do vereador Jair Wingert (PP). Em seu pronunciamento, o Presidente Paulo Tigre (MDB) justificou sobre os pontos negativos que foram apontados pelas Comissões. Após os esclarecimentos, por decisão dos parlamentares Jerri Moraes (MDB), João Paulo (MDB), Joceli Fragoso (PTB), Jair Wingert (PP), Sandra Orth (PSDB), Max de Souza (MDB), Alexandre Hoffmeister (PP), Kayanne Braga (PCdoB), Milton Wüst (MDB) e Victor Souza (PCdoB), a matéria foi reprovada por unanimidade para ser votada na noite (29). Com a decisão dos vereadores, o público presente expressou manifestações contrárias.
 
Em seguida, o pequeno expediente ficou marcado pelo tema “mais segurança”. A cidadã campo-bonense Lubiane Rech utilizou a tribuna para discursar sobre segurança da cidade. Relatou como se sente em relação à insegurança que passa todos os dias depois de ter sofrido dois assaltos em seu estabelecimento comercial. “O meu pedido hoje é de socorro em nome da comunidade”, disse Lubiane. Conforme o requerimento do vereador Joceli Fragoso (PTB), foram convidados os Srs. Clóvis Nei da Silva e Tiago Reimann da Silveira, para debater sobre a segurança do município e ações realizadas pela Brigada Militar para amenizar os furtos e roubos nos comércios.
 
O Delegado da Polícia de Campo Bom, Clóvis Nei da Silva, destacou em seu pronunciamento que o índice de presos vem diminuindo na cidade. “Boa parte de quem pratica esses crimes já foram presos”, disse. O comandante Tiago Reimann da Silveira complementou a fala de Clóvis, frisando que a brigada prendeu em flagrante diversos indivíduos, porém eles acabam sendo livres. “Infelizmente temos esse problema. Nós gostaríamos de quando realizamos a prisão, eles permanecem presos”, disse Tiago, também destacando que a Brigada vem redobrando seu trabalho para que haja menos criminalidade. Tiago ainda ressaltou que esses roubos nos ambientes comerciais geralmente são para a troca de droga. “A gente vai continuar fazendo o que pode dentro da nossa capacidade”. Ainda alertou os comerciantes para que dificultem o máximo o acesso ao local de trabalho, assim os criminosos terão dificuldades para fazer o roubo, e a Brigada Militar acaba ganhando tempo para prender em flagrante o indivíduo.
 
Também compondo a mesa diretiva, Regina Becker, Secretária do Trabalho e Assistência Social, em sua fala, pediu à Brigada Militar que “acolham as denúncias aos maus tratos com os animais”. Em seguida, Juarez Hampel finalizou o debate sobre segurança. “Campo Bom será comtemplado com mais agentes da Polícia Militar e Civil”, disse.
As matérias aprovadas nesta semana foram os pedidos do vereador João Paulo (MDB), que solicitou ao Poder Executivo adesivos com a andeira/brasão e a escrita do nome de Campo Bom. Em relação a saúde, o vereador Victor Souza (PCdoB) solicitou com urgência que os moradores do Bairro Imigrante Sul possam fazer as consultas odontológicas na UBS do Bairro Imigrante Norte. Também foi feito um requerimento juntamente com a vereadora Kayanne Braga (PCdoB), que representou o vereador Tiago Souza (PCdoB). O pedido trata que seja alterada a redação do Art. 3º da Lei Municipal nº 1.584 de 16/06/1994, que reestrutura e disciplina o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – CONDEMA, para a inclusão de um representante das ONGs de Proteção Animal da nossa cidade. O requerimento da bancada Progressistas (PP) também teve parecer favorável, referente à solicitação do ofício de congratulações para o patrão do CTG Guapos do Itapuí, pela conquista do Fest Mirim 2019.
 
O Executivo Municipal apresentou cinco (5) projetos de lei, todos foram aprovados por unanimidade. A última matéria aprovada foi a Moção de Apoio 010/2019, de autoria dos vereadores Milton Wüst – Milico (MDB), Victor Souza (PCdoB), Jair Wingert (PP), João Paulo (MDB), Max de Souza (MDB) e Jerri Moraes (MDB), que dispõe sobre farmácia como estabelecimento de saúde, serviços e procedimentos de apoio farmacêuticos permitidos em farmácias de qualquer natureza no Estado do Rio Grande do Sul.

Notícias Gerais - Katiele ()