Na última sessão do Legislativo de Campo Bom, dia 19 de agosto, a tribuna livre foi ocupada por todos os vereadores. Eles discutiram sobre a segurança no trânsito, devido à matéria proposta pelo vereador Joceli Fragoso (PTB), referente à extinção do uso de radar móvel no município. Além de parabenizarem o grupo Eintracht, que realizou o evento Kerb Bom. “Parabenizo vocês pela excelente festa”, destacou Jair Wingert (PP). O grupo estava presente no plenário prestigiando a sessão.
 
Foi aprovado, por unanimidade, o pedido do vereador Jair Wingert (PP), que solicitou à Secretaria de Meio Ambiente que efetue a coleta da água do arroio Quatro Colônias em dias variados. “Os moradores reclamam da cor da água do arroio em determinados dias, e do cheiro forte de algum produto químico que deve estar sendo descartado neste arroio”, justificou o vereador.
 
Os pedidos dos vereadores Jerri Moraes (MDB) e João Paulo (MDB) também foram aprovados por unanimidade. Eles solicitaram à RGE/AES Sul que seja realizada a troca dos postes de iluminação pública nas ruas Carlos Darci Trott e Madre Tereza. De autoria do vereador João Paulo (MDB, também foi aprovado o requerimento referente à implantação de ecopontos no município. De acordo com a matéria, esses pontos serão designados com recipientes diferenciados, para que a população possa fazer de forma correta o descarte de lixo. Como papelão, plásticos, vidros, móveis velhos, eletrodomésticos, dejetos de obras, pneus, restos de podas e jardinagens. O proponente da matéria frisou que o objetivo da implantação desses ecopontos é tentar evitar que a população jogue materiais em terrenos baldios ou nas ruas.
 
De autoria do vereador Joceli Fragoso (PTB) foi aprovado o pedido de informação sobre a terraplenagem na Av. dos Municípios. O vereador perguntou se é uma obra executada pela prefeitura, entre outros questionamentos. Já a segunda matéria proposta pelo vereador, que pede a extinção do uso de radar móvel em Campo Bom, foi reprovada por nove votos contrários. De acordo com a justificava do vereador, um radar em lugar não visível em nada educa e as altas velocidades e os acidentes continuariam. Todos os parlamentares justificaram seus votos na tribuna. “A organização de uma cidade se dá de diferentes formas, e uma delas é pela fiscalização. Trazer isto para Campo Bom é simplesmente criarmos uma condição a mais para que a gente tenha a volta dos acidentes. Nós estamos aqui ao lado de um pedágio, passam centenas de veículos pela nossa cidade, com a finalidade de não pagar o pedágio. Isso acaba danificando as nossas vias, trazendo muitas vezes veículos que estão em furto ou até mesmo clonados”, justificou o vereador Max de Souza (MDB).
 
Também foi aprovado o Projeto de Lei proposto pelo Executivo Municipal, que pede a autorização para a abertura de Créditos Especiais no valor de R$ 4.000.000,00 (Quatro milhões de Reais), que serão destinados para aquisição de equipamentos para o hospital e equipamentos de informática para a Administração Municipal. Além disso, foi aprovado Projeto de Lei referente à premiação do evento cultural “Clarim do Acampamento”, durante a Semana Farroupilha de 2019.

Notícias Gerais - Katiele ()