Na sessão realizada em 14 de outubro, a vereadora Professora Sandra (PSDB) conduziu os trabalhos do Legislativo, devido a ausência do presidente Paulo Tigre (MDB) e do vice-presidente João Paulo (MDB), que estão de licença não remunerada.  Desde então, Sandra tem representado o Legislativo e, na noite de ontem, comandou pela primeira vez uma sessão ordinária, que ficou lotada de familiares e amigos da atual presidente. Também estavam presentes o deputado federal Lucas Redecker, Cleusa Nascimento, ex-primeira-dama de Campo Bom, além de professores, conselheiras tutelares e lideranças comunitárias.

Sandra Orth (PSDB) escreveu seu nome na história da Câmara de Campo Bom sendo a primeira mulher a ocupar a presidência do Legislativo desde a fundação do município. Na ocisão, a vereadora utilizou o tempo de tribuna livre para agradecer este momento especial. “É a primeira vez em 60 anos de história de Campo Bom que uma mulher assume a presidência desta casa. É um momento de muito orgulho para mim. Chegar até aqui não foi um caminho fácil. Meus familiares e eu trabalhamos muito. Mesmo diante das dificuldades, sempre pensei que ia conseguir, sim. Eu nunca desisti. Quem diria que teríamos uma presidente mulher? É um momento único e muito importante. Tenho que agradecer a todos os meus colegas. É muito orgulho para mim, minha família e amigos. Desejo que muitas mulheres passem por aqui. É à todas elas que dedico a noite de hoje”, completou Sandra.

Os demais vereadores parabenizaram a atual presidente por este momento histórico. “Começo minha fala dando os parabéns à vereadora nessa noite histórica, em que temos pela primeira vez, e merecidamente, uma presidente mulher. Desejo bons trabalhos e sucesso. Sei o quanto és merecedora e trabalhou para chegar até aqui”, salientou Joceli Fragoso (MDB).

A presidente dos Vereadores Mirins de 2019, Fernanda Viana Folkoski, também esteve prestigiando a última sessão ordinária. Ela foi convidada a compor a mesa diretiva, juntamente com o deputado federal Lucas Redecker. Em seu pronunciamento, Fernanda fez uma justa homenagem ao Dia das Crianças. “As crianças são a promessa de um mundo melhor, de uma sociedade mais justa, são a promessa do amanhã e do que ainda está para acontecer. A gente sabe o quão simples e puro são as crianças. Que neste momento, não apenas relembrando o Dia das Crianças, a gente possa viver como elas, com pureza, carinho e amor”, disse a vereadora mirim. 

Após os discursos, entraram em votação oito (8) matérias. Entre os pedidos aprovados, Jair Wingert (PP) solicitou um espaço de dez minutos do Pequeno Expediente ao diretor do Clube de Desbravadores Gibraltar, Juliano Polidoro, para explanar sobre o trabalho desenvolvido com jovens campo-bonenses. “O grupo cumpre um papel importante, esse tempo será destinado para divulgação de ações e atividades que o grupo exerce”, destacou Jair.

Os vereadores Tiago Souza (PCdoB) e Victor Souza (PCdoB) solicitaram votos de congratulações às empresas Chronos, Eberlen, Formello Formas e Golden Maq, premiadas pela revista Destaque Gaúcho na modalidade “Destaque Gaúcho Empresarial 2019”, que aconteceu no dia 03 de junho de 2019. Os homenageados das empresas estavam presentes na plateia para prestigiarem a votação da matéria. “Os votos de congratulações são mais uma possibilidade de homenagear alguém. A gente sabe que muitas pessoas, empresas e grupos fazem um excelente trabalho na nossa cidade e nem todas são agraciadas com esses votos. Eu recebi a revista Destaque Gaúcho 2019, e percebi que muitas empresas do nosso estado tiveram o reconhecimento no Destaque Gaúcho Empresarial. Que fique registrado nessa Casa Legislativa que essas empresas campo-bonenses receberam esses votos de congratulações”, disse Tiago.

Em prol de melhorias na segurança, Jerri Moraes (MDB) solicitou ao capitão da Brigada Militar, Tiago Reimann da Silveira, a necessidade de intensificar as rondas policiais nos bairros Porto Blos, Bela Vista, Vila Rica e Cohab Sul. “São pontos críticos onde recentemente houveram muitos assaltos e tentativas de furtos ou roubos”, destacou o vereador. Max de Souza (MDB) também pediu melhorias para segurança de pedestres e condutores de veículos e motocicletas na ERS 239. Entre as melhorias, o vereador pediu a construção de uma passarela ligando o Bairro Quatro Colônias com a Vila Brito; redutor de velocidade nas proximidades do posto de combustível Quatro Colônias; recapeamento asfáltico em alguns trechos, entre outras melhorias. Na justificativa da demanda, o proponente frisou a necessidade de apresentar este requerimento. “Devido ao histórico de acidentes materiais e de acidentes com mortes produzido por esta via, de grande circulação de veículos, pedestres e ciclistas. Cabe salientar, também, que foi notícia em diversos meios de comunicação da nossa região que o comando rodoviário da Brigada Militar, através do pelotão rodoviário de Sapiranga, está realizando um levantamento técnico do fluxo e velocidade dos veículos que utilizam a ERS – 239. Incluir estas reivindicações apontadas é criar um ambiente seguro de proteção da vida de quem utiliza a via. É importante salientar que existe uma praça de pedágio instalada no município de Campo Bom e que arrecada mais de R$ 1,5 milhão por mês. Nada mais justo do que investir nestas melhorias citadas na matéria”, concluiu Max.  

O projeto de lei do Legislativo foi retirado pelo autor Milton Wüst. O Executivo Municipal teve parecer favorável nos três (3) Projetos de Lei encaminhados para apreciação dos vereadores.

Notícias Gerais - Katiele ()