VEREADORES APROVAM PROJETO DE LEI PARA CRIAÇÃO DA BIBLIOTECA PÚBLICA DO LEGISLATIVO
Durante sessão ordinária dessa segunda-feira (11), os vereadores usaram a tribuna para fazer comunicados de liderança e discursos sobre obras realizadas na cidade, ações ambientais, atividades educacionais, além de destacarem a responsabilidade da fiscalização e atendimento das demandas da população.
Os parlamentares aprovaram, por unanimidade de votos, seis (6) matérias. Entre os pedidos aprovados, o presidente Paulo Tigre (MDB) solicitou a reimplantação de passeio público na esquina da Rua Heitor Shelm. De acordo com a justificava da matéria, os moradores do local alertaram sobre possíveis quedas, que podem gerar danos corporais, já que o local possui grande circulação de pedestres.
O vereador Joceli Fragoso (PTB) pediu informações sobre a fiscalização de trânsito, questionando quantos espaços destinados a estacionamentos rotativos (30 minutos) existem na cidade, e como é feito o controle deste tempo. Também solicitou pedido de informações referente a CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito).
Jerri Moraes (MDB) pediu que a rua H do Loteamento Vila Velha 02 seja denominada com o nome de rua Jandir Eratides Mousquer. O vereador destacou a bela trajetória de vida do cidadão campo-bonense. “O senhor Jandir trabalhava na região da Baixada, em Campo Bom, sempre visitando as famílias. Tinha uma ótima relação com a comunidade e, às vezes, era até chamado para resolver desavenças familiares, às quais sempre conduziu com êxito. Senhor Jandir faleceu em 14 de junho de 1976, quando separava uma briga em um salão de baile. O trabalho realizado por ele, de forma espontânea, hoje é uma meta a ser alcançada pelas polícias em nossa região, para reduzir a violência nos bairros mais periféricos das cidades”, ressaltou o vereador. Na ocasião, os familiares presentes ficaram emocionados no momento da aprovação da matéria.
De autoria da mesa diretora e do vereador Jerri Moraes (MDB), foi apreciado o Projeto de Lei para a criação da Biblioteca Pública do Poder Legislativo, e que a mesma seja denominada de Biblioteca Wilmar José Vargas. “É uma felicidade para este presidente, para esta casa, este projeto de lei do qual nos orgulharemos pelo resto de nossas vidas”, disse o presidente Tigre. Jerri Moraes também enalteceu o projeto. “Uma biblioteca um pouco diferente, com enfoque no legislativo, nas leis, informações para aquelas pessoas que queiram se informar sobre as leis do município, e também com obras de autores da nossa cidade. Essa é a ideia, fazer uma biblioteca diferenciada. Será um espaço do município, onde leis e obras de diversos autores estarão à disposição da população”, salientou o vereador.
Os vereadores Joceli Fragoso (PTB), Victor Souza (PCdoB), Tiago Souza (PCdoB), Alexandre Hoffmeister (PP) e Jair Wingert (PP) são os autores da Moção de Protesto contra os atos da ANEEL em modificar a Resolução 482 e contra a postura do Ministério do Planejamento com relação à taxação na geração de energia fotovoltaica.
Os proponentes também apresentaram a Moção de Protesto conta a PEC 280/2019, que visa a revogação dos parágrafos 2º e 5º do art. 22 da Constituição do Estado do Rio Grande do Sul e, com isso, dispensar a consulta plebiscitária para a venda das estatais CORSAN, PROCERGS E BANRISUL. Os parlamentares utilizaram a tribuna para discutir a matéria. Após os pronunciamentos, a moção foi aprovada por 7 votos favoráveis, 2 contrários e 1 abstenção.
Notícias Gerais - Katiele ()