
Reuniões com RGE e AGERGS buscam soluções para faltas de energia
- 24/02/2021
- Tweet
Demandas dos encontros surgiram a partir de solicitações da comunidade do Loteamento Esperança
O recesso parlamentar de fevereiro não contou com sessões ordinárias, porém os trabalhos dos vereadores seguiram normalmente no atendimento das demandas da comunidade campo-bonense. E foi para tentar solucionar um problema que se arrasta há cerca de 12 anos no Loteamento Esperança que os vereadores se reuniram de forma virtual com representante da concessionária de energia RGE Sul e também da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (AGERGS). Foram dois encontros que contaram com a participação de diferentes parlamentares.
“No dia 30 de janeiro, respeitando todos os protocolos, nos reunimos com os moradores, escutamos suas reivindicações e garantimos que buscaríamos uma solução para o problema”, explica o vereador Professor Jéferson Nunes (PDT). Conforme a população local, nestes mais de 10 anos, as faltas de energia são constantes e o reestabelecimento do serviço chega a levar mais de 15 horas. “Esse encontro com os moradores foi importante para entender as reais condições do atendimento que estão recebendo”, contextualiza a vereadora Professora Gênifer Engers (PDT).
A partir desta primeira mobilização, os vereadores iniciaram as tratativas para ouvir a empresa e também a agência reguladora, o que ocorreu nesta semana.
RGE Sul
Na segunda-feira, 22, no plenário do Legislativo, os vereadores e representantes dos moradores do Loteamento Esperança realizaram a reunião com a Consultora de Negócios da RGE Sul, Elisandra Castro. Na oportunidade, os parlamentares expuseram os problemas enfrentados pelos moradores, fizeram questionamentos à representante da empresa e ouviram as justificativas para os problemas enfrentados pelos cidadãos. “Após um primeiro contato recebendo a demanda, os técnicos foram ao local, verificaram as situações relatadas, constataram os problemas e iniciaram os procedimentos para solucionar as falhas”, explicou Elisandra.
Além dos problemas específicos do Loteamento Esperança, os parlamentares também aproveitaram o encontro para apresentar outras demandas oriundas da comunidade. “Realizamos diversas solicitações de trocas de postes, mas muitas vezes elas não acontecem. Quando fizemos essas reivindicações, o intuito é diminuir os danos dos moradores e os transtornos da empresa”, destaca o vereador Jerri Morares (MDB).
Ao final do encontro, Elisandra apresentou dados de investimento realizados pela empresa no município e prometeu intensificar o relacionamento entre a RGE Sul e os parlamentares, como forma de se aproximar da população.
Nesta reunião, participaram os vereadores Jerri Moraes (MDB), Professora Gênifer Engers, Professor Jéferson Nunes, Alexandre Hoffmeister (PP), Professora Sandra Orth (PSDB), Victor Souza (PCdoB), Celsinho Rodrigues (Republicanos) e Adilson Tareco (PDT).
AGERGS
Já na manhã desta quarta-feira, 24, os vereadores Jerri Moraes, Professora Gênifer Engers, Professor Jéferson Nunes, Victor Souza e Celsinho Rodrigues, juntamente com dois parlamentares de Glorinha, reuniram-se virtualmente com representantes da AGERGS. Leonardo Carvalho, assessor do presidente da Assembleia Legislativa, Gabriel Souza (MDB), também participou do encontro.
Na oportunidade, os parlamentares do Legislativo de Campo Bom apresentaram sua inconformidade com o tratamento que a RGE Sul disponibiliza para a cidade. “Reforçamos o problema enfrentado pelos moradores do Loteamento Esperança, enfatizamos o descaso no atendimento dos protocolos e a demora no reestabelecimento da energia elétrica quando ocorre desabastecimento”, explicou o vereador Jerri. “Salientamos ainda que os problemas dos postes com risco de queda podem causar outras situações embaraçosas para a população com os fios energizados”, complementou.
Outras situações como o problema do Loteamento Esperança, casos individuais de moradores não atendidos pela empresa, entre outros, também foram expostos durante o encontro.
O Gerente de Energia Elétrica da AGERGS, Alexandre Jung, relatou aos parlamentares que a agência está atenta aos acontecimentos, inclusive já aplicou uma multa de R$ 35 milhões à RGE Sul por não atender os itens previstos no contrato de concessão dos serviços.
Para formalizar as pautas reivindicadas durante a reunião desta manhã, os vereadores encaminharão um ofício à agência com todas as demandas não atendidas pela RGE Sul. “Será apenas uma questão protocolar esse envio, pois saímos satisfeitos da reunião e acreditamos que os serviços terão uma melhora a partir das cobranças da AGERGS que o Alexandre nos garantiu que iniciará imediatamente”, finalizou Moraes.
Notícias Gerais - Cássios Diogo Schaab (MTb/RS 17.777)