Nesta segunda-feira, 29, os vereadores do Legislativo de Campo Bom se reuniram pela última vez em novembro em sessão ordinária. Além dos pronunciamentos realizado nos períodos regimentais de liderança e grande expediente, a ordem do dia contou com a votação de requerimentos e projetos de lei.

Um dos projetos de lei de autoria do Poder Executivo aprovados por unanimidade preveem a instituição de um programa municipal de distribuição de absorventes na rede pública municipal para meninas em situação de vulnerabilidade. Antes do Executivo formular a matéria, um requerimento dos vereadores da bancada do PDT, formada pelos parlamentares Professora Gênifer Engers, Professor Jéferson Nunes e Adilson Tareco, já havia apresentado tal solicitação. “Este não é só um problema social, mas também é um problema de saúde pública e um problema educacional. Muitas meninas deixam de ir a escola por não ter o acesso ao absorvente”, cita Gênifer “Um levantamento na cidade nos mostra que em torno de 200 meninas não teriam condições de adquirir ou que se enquadram dentro deste programa”, completou a vereadora.

Outro projeto de lei do Executivo aprovado pelos parlamentares acrescenta opções de concessão de benefícios no Programa de Incentivos à Geração de Empregos, o PIGE.

De autoria da vereadora Kayanne Braga (PTB), foi avalizada a solicitação para de cadastramento dos animais comunitários da cidade.

Dois requerimentos do suplente em exercício Cleber Nunes (MDB) foram aprovados e solicitam a criação de um Festival de Cultura de Inverno e a alteração dos valores de aluguel no Complexo do CEI durante a pandemia.

Projeto de lei do vereador Milton Wüst (MDB) que obriga empresas e concessionária de energia elétrica, telefonia e afins a retirar de postes a fiação excedente e sem uso também recebeu aprovação unânime de todos os parlamentares. Uma emenda ao projeto, de autoria dos vereadores Jair Wingert (PP), Victor Souza (PCdoB) e Jerri Moraes (MDB) também foi aprovada e passará a integrar o texto original da proposta.

As alterações no regimento interno, promovida pela Comissão Especial formada para analisar a regulamentação, foi votada pelos parlamentares através de projeto de resolução e aprovada por unanimidade.

A próxima sessão ocorre na segunda-feira, 06 de dezembro a partir das 18h.

 

 

Notícias Gerais - Cássios Diogo Schaab (MTb/RS 17.777)